terça-feira, 19 de abril de 2011

PROJETO PÁSCOA.






→ JUSTIFICATIVA.

A páscoa é uma das datas mais comemoradas em todo o mundo, por esse motivo o tema é um grande motivador para atividades em sala de aula, bem como trabalhar a solidariedade.

→ ALUNOS ATENDIDOS.

Todas as turmas.

→ OBJETIVOS.

· Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
· Vivenciar o sentido da Páscoa;
· Desenvolver o raciocínio, a atenção e a percepção;
· Desenvolver a imaginação e a criatividade;
· Socializar.

→ DESENVOLVIMENTO

· Produção de texto: individual, dupla, grupo e coletiva com tema livre, indicado ou com ilustração, conforme o nível da turma;
· Listas de palavras: guloseimas (doces, salgados), alimentos típicos da Páscoa;
· Gêneros textuais: músicas, histórias, receitas, poesias, etc;
· Atividades como: cruzadinha, caça-palavras, acrósticos, carta enigmática, adivinhas, etc;
. Elaboração de problemas;
· Auto-ditado (símbolos da Páscoa);
· Atividades com letras embaralhadas;
· Apresentação de músicas, jogral, teatro, etc;
· Confecção de lembrancinhas da Páscoa (UTILIZAÇÃO DE SUCATAS) Observação: ressaltar a questão da reciclagem do lixo;
· Confeccionar cartaz, painel, com mensagens, figuras, desenhos, dobraduras, montagem, colagem, etc;
· Atividades com questões ortográficas, conforme o contexto trabalhado e o nível da turma;
· Pontuação e acentuação de forma contextualizada;

→ CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

11 a 20 de abril de 2011.

→ AVALIAÇÃO


O desenvolvimento deste projeto será considerado satisfatório se o grupo apresentar interesse durante a apresentação das atividades, e que essas sejam gostosas e contribuam para a mudança de comportamento através de um aprendizado significativo. O grau de experiências e de dificuldades das atividades realizadas pelos grupos depende da faixa etária em que eles se encontram bem como o grupo nos quais estão inseridos. As oportunidades são oferecidas a todos os alunos de modo que eles apresentem condições para realizá-las.


LEMBRANCINHAS:




segunda-feira, 4 de abril de 2011

Desfile Cívico - 52º Aniversário de Inocência-MS

Em comemoração aos 52 anos de Inocência, foi realizado o Desfile Cívico do qual participamos homenageando os músicos de nosso município. Em especial, prestamos homenagem ao eterno Sr Guimarino, que com sua sanfona, alegrava os eventos da nossa entidade. Veja a seguir o vídeo com o ensaio dos músicos e o Slide com as fotos do evento.


ENSAIO DOS MÚSICOS








FOTOS DO ENSAIO
















- APAE PARABENIZA INOCÊNCIA PELO SEU 52º ANIVERSÁRIO -


É com grande honra que neste ano de 2011, o Centro de Educação Professora Alanira Benedita de Carvalho Brito, mantido pela APAE, trouxe como tema a musicalidade de Inocência.


“MÚSICA É CONSTANTE RENOVAÇÃO. CADA VEZ QUE ALGUÉM TOCA, TRAZ AO MUNDO UM NOVO SOM.”


Qual o papel do músico na humanidade? O mesmo do professor.


O músico é, em termos históricos, sociológicos, estéticos, filosóficos, um repositório do seu universo sócio-cultural. Não apenas um reflexo, mas, sobretudo, um co-partícipe. A sua arte antecipa os rumos da sociedade à qual pertence. Nesse sentido, a música é uma filosofia. É uma linguagem subjetiva e profunda. É a ferramenta manipuladora das mais íntimas sensações e de todo o mecanismo das emoções. Assim, o músico avoca uma posição de responsabilidade: sua música tem o poder de elevar, inspirar, comover e canalizar energias positivas. Sua meta mais sublime será a de despertar os mais nobres sentimentos, depurar as energias humanas, infundir o aprimoramento de seus semelhantes. E o fará através do domínio da arte, doando a sua obra musical – fruto da criatividade – ao acervo da comunidade. Terá, assim, a convicção de ter vivido plenamente e cumprido a sua missão no evoluir da humanidade. Nosso município é pequeno devido ao número de habitantes, mas se considerarmos os artistas nele existentes, Inocência é um celeiro de talentos. Queremos deixar neste momento registrado a nossa sincera admiração e gratidão àqueles que professam a arte da música, tocando, compondo, regendo, cantando ou ensinando; aquele que faz parte da banda, da orquestra, do grupo, do conjunto ou do coro. A música é a arte celestial de se combinar sons de maneira agradável ao ouvido. A todos os músicos de nosso município, agradecemos pelo talento, empenho e dedicação, tornando nosso município mais alegre e feliz por compartilhar o dom divino que cada um recebeu e aprimorou. Homenagem especial: Artistas, músicos e poetas... Estão ligados por algo profundo É como se através de uma janela Vissem por uma fresta O outro lado do mundo! Há uma alma ardente, incandescente, Que lhes acalenta os sonhos, Alimenta o que lhes brota da alma, É bálsamo que os acalma É fogo que lhes faz pulsar os corações. Nosso agradecimento especial ao Senhor Guimarino, que particularmente, tornou algumas tardes na APAE mais alegres. Obrigada por fazer parte da nossa história com seu talento e amor ao próximo. “A sua ausência nos causa profunda tristeza, mas relembrar as alegrias que você gerou entre nós é como se você aqui estivesse presente.” E como forma de agradecimento, os alunos do Centro de Educação Professora Alanira Benedita de Carvalho Brito juntamente com outros músicos do nosso município fizeram uma apresentação para homenageá-lo. Apresentação: (música – Chalana).